O basquete em cadeira de rodas foi introduzido em 1946 nos Estados Unidos. Ex-jogadores de basquete (e não apenas jogadores de basquete), que foram gravemente feridos e machucados nos campos de batalha da Segunda Guerra Mundial, não queriam abandonar seu jogo favorito e inventaram o “seu” basquete.
Atualmente, ele é jogado em mais de 80 países. Somente o número de jogadores oficialmente registrados é de cerca de 25 mil pessoas. A Federação Internacional de Basquete em Cadeira de Rodas (IWBF) organiza vários eventos esportivos: o Campeonato Mundial – uma vez a cada 4 anos; torneios anuais de equipes de clubes, competições zonais (uma ou duas vezes por ano), etc. A Federação Internacional de Basquete em Cadeira de Rodas (IWBF) organiza vários eventos esportivos. O basquete em cadeira de rodas faz parte do programa dos Jogos Paraolímpicos desde que a primeira competição de basquete em cadeira de rodas foi realizada em Roma, em 1960.
Descrição da competição
As regras do basquete em cadeira de rodas são semelhantes às regras do basquete comum. A quadra tem o mesmo tamanho e a cesta tem a mesma altura. A bola pode ser passada, arremessada, rolada ou conduzida em qualquer direção, desde que as regras sejam seguidas. Um jogador deve passar a bola ou jogá-la no chão a cada dois arremessos de roda. O objetivo de cada equipe é arremessar a bola na cesta da equipe adversária.
As classificações dos jogadores serão determinadas pelo Comitê de Classificação de Jogadores da IWBF e serão as seguintes (pontos): 1.0, 1.5, 2.0, 2.5, 3.0, 3.5, 4.0 и 4.5. O(s) valor(es) inferior(es) se refere(m) aos jogadores com handicap mais alto e o(s) valor(es) superior(es) se refere(m) aos jogadores com handicap mais baixo. Os pontos restantes devem definir graus variados de deficiência e devem ser determinados pela Comissão.
Durante um jogo, uma equipe não pode ter jogadores na quadra ao mesmo tempo cujo valor combinado exceda o limite de 14 pontos. Se, a qualquer momento do jogo, uma equipe exceder o limite de 14 pontos, será registrada uma falta técnica para o técnico, com correção imediata da escalação. Os cartões dos jogadores são mantidos pelos árbitros na mesa para verificar a classificação dos jogadores e os totais de pontos.
A condução da bola ocorre quando um jogador que estabeleceu o controle de uma bola viva na quadra move sua cadeira de rodas e simultaneamente conduz a bola ou, alternadamente, move sua cadeira de rodas e conduz a bola. A bola deve ser colocada no círculo enquanto o carrinho estiver se deslocando e um ou dois empurrões do carrinho devem ser seguidos por uma ou mais batidas da bola no chão. Também é permitido usar as duas ações acima alternadamente. Não deve ser cometida nenhuma infração de dupla equipe. Se um jogador empurrar seu carrinho mais de duas vezes enquanto estiver segurando a bola no colo, sem devolvê-la ao chão, passá-la, arremessá-la ou começar a rolá-la, isso é uma infração de manuseio de bola.
- 1 ponto. Pouco ou nenhum movimento do tronco em todos os planos. O equilíbrio do tronco em todas as direções – para frente, para trás e para os lados – é significativamente prejudicado e os jogadores se ajudam com os braços para voltar à posição vertical depois de serem desequilibrados. Ausência total de movimentos circulares ativos do tronco;
- 2 pontos. Há controle parcial do movimento do tronco para frente, mas não há controle das inclinações do tronco para os lados. Há movimento circular da parte superior do tronco, mas o movimento circular da parte inferior do tronco é muito fraco;
- 3 pontos. Há boa movimentação do tronco para frente e para trás sem apoio dos braços. Há bons movimentos circulares do tronco, mas falta o controle dos movimentos laterais;
- 4 pontos. Movimento normal do tronco, mas geralmente devido a limitações em um membro inferior, o jogador tem dificuldade para mover o tronco para um lado;
- 4,5 pontos. Movimento normal do tronco em todas as direções, o jogador pode se inclinar para um lado ou para o outro sem restrições.
Em situações em que um atleta não se enquadra exatamente em uma classe, demonstrando características de duas ou mais classes, o classificador pode acrescentar meio ponto, criando assim classes de 1,5, 2,5 ou 3,5 pontos. Normalmente, isso só é feito quando não é possível atribuir uma classe específica a um jogador.