Ciclismo

Ciclismo

O ciclismo é rápido e emocionante, um dos esportes paraolímpicos mais dinâmicos e espetaculares. Ele foi adaptado para pessoas com deficiência há relativamente pouco tempo.

Histórico

O ciclismo foi iniciado por atletas cegos, cujas competições eram realizadas em bicicletas tandem. Elas foram inventadas na Dinamarca no século 19. Um piloto sentado na frente é responsável pela direção e pela frenagem, seguido por um “foguista” – um atleta com deficiência visual que adiciona potência e velocidade como se estivesse colocando lenha na fornalha.

As competições de ciclismo para pessoas com deficiências físicas foram organizadas pela primeira vez na década de 1980 para atletas com deficiência visual usando tandems. O ciclismo foi incluído no programa dos Jogos Paraolímpicos em 1984, somente para a categoria de atletas com paralisia cerebral; em 1988, atletas com deficiências locomotoras também participaram da competição e, em 1992, atletas com deficiência visual usaram tandems. Desde 1996, além das corridas de rua, são organizados eventos de pista nos Jogos Paraolímpicos. Foi somente em 2004, em Atenas, após a estreia das corridas de bicicletas movidas à mão (para spinners), que o ciclismo nos Jogos Paraolímpicos foi representado por todas as categorias de atletas.

Descrição da competição

Para Ciclismo
Foto paralympic.org.au
Além dos deficientes visuais, o ciclismo é praticado por atletas com paralisia cerebral, amputação ou outras limitações físicas. Dependendo de sua classificação, os atletas usam bicicletas de duas rodas, triciclos, tandems ou bicicletas operadas manualmente.

Tanto homens quanto mulheres competem de acordo com suas habilidades funcionais.

Atualmente, os eventos competitivos de ciclismo incluem as seguintes modalidades:

Corrida em pista de ciclismo:

  • Tandem, curta distância – homens;
  • Corrida de sprint em equipe – homens;
  • 500 m contrarrelógio – mulheres;
  • Corrida individual de 1000 m – homens e mulheres;
  • Corrida de perseguição individual – homens e mulheres.

Corridas de estrada:

  • Contrarrelógio individual com largada separada – homens e mulheres;
  • corrida em grupo – homens e mulheres.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *