O esporte adaptativo cria condições que permitem que pessoas com deficiência participem de atividades esportivas e obtenham resultados. Neste artigo, contaremos quais são as metas e os objetivos de um treinador de esportes adaptativos e como aprender a trabalhar com pessoas com deficiência.
Qual é a diferença entre esporte adaptativo e educação física adaptativa?
De acordo com a OMS, há mais de um bilhão de pessoas com deficiência no mundo. Isso significa que quase um em cada oito habitantes do planeta tem algum tipo de limitação relacionada à saúde.
Graças aos esportes adaptativos, as pessoas com deficiência podem se autorrealizar, melhorar sua aptidão física, coordenação e força e sentir que pertencem a uma equipe ou comunidade.
Exercício adaptativo e esporte adaptativo são conceitos semelhantes, e muitas pessoas costumam confundi-los. Mas o esporte adaptativo é voltado para o desempenho, enquanto a educação física adaptativa (EFA) se concentra em manter ou melhorar a saúde geral, a flexibilidade e a mobilidade. Embora um educador físico adaptativo possa trabalhar em ambos.
Características do esporte adaptativo
No esporte adaptativo, os participantes têm características físicas diferentes e, para garantir que todos tenham a mesma chance, as competições geralmente são categorizadas de acordo com as habilidades funcionais dos atletas.
Há outras diferenças entre o esporte adaptativo e o esporte profissional:
- As regras do jogo e da competição podem ser modificadas para se adequar às características dos participantes. Por exemplo, no basquete adaptado, há regras especiais para jogadores em cadeira de rodas;
- São usados equipamentos especiais, como cadeiras de rodas adaptadas, próteses esportivas e outros aprimoramentos técnicos;
- Criar um ambiente inclusivo em que os participantes com diferentes habilidades físicas possam participar em igualdade de condições.
O desenvolvimento e a realização de treinamento e competição no esporte adaptativo são feitos por um instrutor de educação física adaptativa.
Metas e objetivos do esporte adaptativo
A principal meta do esporte adaptativo é oferecer oportunidades iguais de participação no esporte para pessoas com deficiência. Ao mesmo tempo em que atinge essa meta, o especialista em educação física adaptativa também cumpre outras tarefas:
- Aumenta o nível de atividade física, promove a reabilitação de seus alunos;
- Cria condições para que as pessoas com deficiência desenvolvam suas habilidades esportivas e alcancem resultados excepcionais no esporte;
- Ajuda na socialização dos pupilos por meio da participação em esportes individuais e em equipe;
- Realiza programas e eventos educacionais para aumentar a conscientização sobre o esporte adaptativo, combater estereótipos e promover a inclusão;
- Organiza competições adaptativas em diferentes níveis (local, nacional e internacional);
- Fornece apoio psicológico a atletas com deficiências, ajudando-os a superar dificuldades e a desenvolver uma atitude positiva em relação às suas conquistas esportivas;
- Obtém o reconhecimento das conquistas dos participantes de esportes adaptativos e de sua contribuição para a sociedade.